Ter uma empresa é o desejo de muitos brasileiros. Afinal de contas, a verdade é que a ideia de ser um empreendedor, de ser um empresário, é muito atraente para grande parte dos brasileiros, que desejam sair de empregos tradicionais para serem donos do próprio negócio. Afinal de contas, a verdade é que a perspectiva de ser o seu próprio chefe e de controlar o seu fluxo de trabalho é realmente bastante atraente.

Porém, o que acontece com muita frequência é que muitos empresários acabam não vendo os seus planos de negócios contemplados pelas leis brasileiras, o que acaba impedindo a abertura de um novo negócio. O que acabou desanimando muita gente para abrir as suas empresas, tudo por conta do fato de não encontrarem um espaço na lei para serem donos de um tipo específico de negócio.

E é dentro dessa perspectiva que a cada ano que passa o nosso país vem tentando incluir novas categorias de empresas em nossa Constituição, de forma a contemplar todos os empresários e empreendedores, permitindo que estes abram as suas empresas e consigam investir no país, de forma a serem respaldados pela lei por conta disso.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós trouxemos aqui uma série de informações sobre a eireli, um tipo novo de empresa que foi criado mediante a necessidade de uma série de empresários que por muito tempo não se viram respaldados na lei para criar o tipo de empresa que desejavam. Tudo para que você saiba um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens que ela apresenta.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da EIRELI

Colocando de maneira bastante simplificada, eireli é uma empresa no regime de sociedade limitada – ltda – que é formada por apenas um sócio, entrando como uma alternativa a forma tradicional de se criar uma empresa ltda, que precisava de pelo menos um sócio.

Sendo assim, eireli é a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Como toda empresa, a eireli apresenta uma série de vantagens e desvantagens. Na primeira categoria, podemos citar a ausência de limite de faturamento, de forma que uma empresa pode ser uma eireli faturando muito ou faturando pouco, além de ser um tipo de empresa que pode usufruir de benefícios diretos de incentivos e subsídios que são oferecidos pelo governo.

Para completar, esse tipo de empresa permite que um empresário individual consiga ser reconhecido como uma pessoa jurídica. Por outro lado, como desvantagem, a eireli acaba exigindo um capital social muito alto por parte do empresário, além de só ser possível que um empresário só tenha uma eireli por vez, de forma que, caso ele deseje abrir outra empresa, vai precisar escolher outras formas de negócio.

Tendo tudo isso em mente, você vai conseguir analisar com maior propriedade se a eireli é realmente a melhor opção de negócio para você e também para a sua empresa. Afinal de contas, essas coisas precisam ser pensadas com cuidado para que você não acabe fazendo a escolha errada.