Manter as contas em dia é um desafio para quase todos os empresários e no atual cenário econômico brasileiro, as empresas para sobreviver à crise, precisam ter a consciência da importância de um bom fluxo de caixa no processo administrativo.

Uma excelente ferramenta para auxiliar nesse processo é o fluxo de caixa de uma empresa que é praticamente o coração do departamento financeiro, pois através dele é possível controlar todas as receitas e as despesas e apurar as entradas e saídas da empresa.

Para que a empresa consiga crescer de forma sustentável, várias estratégias precisam ser tomadas. Isso inclui um bom marketing, vendas, operações diversas e, claro, uma boa gestão financeira.

É de extrema importância ter o controle do dinheiro que entra e sai, bem como a forma e em que ele é aplicado.  O fluxo de caixa é imprescindível para os negócios, independentemente do porte da empresa, ele é um instrumento para auxiliar o controle financeiro do seu negócio.  Mas você sabe o que é, para que serve e a importância dele para a sua empresa?

O fluxo de caixa é utilizado para ter o controle de capital da empresa, ou seja, entrada e saída de dinheiro de uma empresa.   

A empresa que não se preocupa com o fluxo de caixa na maioria das vezes, tem a ilusão de lucro quando na verdade pode não estar havendo.

O fluxo de caixa deve ser medido semanalmente, mensalmente ou até trimestral para que o empresário saiba a hora certa da tomada de decisões. Dados sem análise não otimizam processos ou levam a uma tomada de decisão mais inteligente. Ao controlar os valores que entram e saem de sua empresa, de forma organizada e clara, é possível identificar onde está sendo injetada a verba.

Através desta análise financeira, o administrador consegue avaliar áreas carentes de investimento e operações com gasto superior ao necessário. Dessa forma, é possível otimizar processos cortando gastos indevidos em determinada área e redirecionando a verba para setores ou operações deficitárias.

Um fluxo de caixa eficaz deve abranger não apenas as movimentações financeiras de entrada e saída de valores, mas também o orçamento disponível, incluindo investimentos recebidos ou empréstimos adquiridos, e o plano de negócios da sua empresa. Isso auxiliará nas decisões não somente de curto prazo, como nas de médio e longo também.

Mas quem pensa que é suficiente contar e registrar todo o dinheiro que entra e sai do dia está enganado. Os investimentos financeiros e empréstimos bancários devem fazer parte do controle. O fluxo de caixa precisa de dados que se originam de um bom método de controle de contas a pagar e a receber, além do acompanhamento de saldos de aplicações bancárias, faturamento, despesas etc.

Uma das atribuições do contador é fazer a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), que é uma obrigação legal. Portanto, é fundamental que os empresários percebam a importância de um controle claro e realista da empresa. Para implantar esse gerenciamento, é preciso a análise adequada de um profissional da área contábil para que ele possa realizar o mapeamento da empresa a fim de identificar os procedimentos adequados para a realidade do empreendimento. Existem diversas formas de fluxos de caixa que podem ser de curto, médio e longo prazo.

É importante buscar uma análise detalhada da situação financeira e fiscal do seu empreendimento, após o diagnóstico realizado por um escritório de contabilidade, é importante um planejamento empresarial juntamente com um fluxo de caixa bem organizado.

Com um bom planejamento e conhecimento financeiro da empresa, os horizontes se ampliam.

Agora que você já sabe o que é e a importância do fluxo de caixa para o seu negócio, não perca mais tempo. Utilize essa ferramenta como um apoio para a tomada de decisões e tenha um processo de gestão financeira mais organizado. Este é o primeiro passo para um crescimento escalável. Nós da Oliveira & Fonseca Assessoria Empresarial estamos preparados para lhe auxiliar nesse processo.