Ser dono de uma empresa é o desejo de muitos brasileiros que buscam se tornar os seus próprios chefes e construírem um negócio e uma história para chamar de seus.

Afinal de contas, a perspectiva de trabalhar para si mesmo e de poder ter mais flexibilidade em seu trabalho é realmente bastante atraente, principalmente para aqueles que buscam ter uma maior qualidade de vida, algo que está cada vez mais difícil trabalhando dentro de outras empresas.

Porém, a verdade é que poucos realmente têm a coragem de tirar o sonho do papel e encarar o verdadeiro desafio que é ser dono de sua própria empresa. Porque a verdade é que ser um empreendedor é muito mais difícil do que muita gente imagina, pois é muita responsabilidade que precisa ser levada em consideração para tocar um negócio.

Dentro dessa perspectiva, há um elemento que dá muita dor de cabeça a muitos empreendedores por aí: o pagamento de impostos. Afinal de contas, a verdade é que muito do dinheiro que é obtido dentro da empresa acaba sendo destinado para o pagamento de impostos, o que não deixa empresário nenhum feliz.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações acerca do DAS, um tipo de imposto que não deve passar batido para os empreendedores e que deve sempre ser pago em dia. Afinal de contas, a verdade é que é bastante importante que os empresários sejam responsáveis e mantenham sempre as suas empresas regularizadas e com seus impostos em dia.

Saiba um pouco mais sobre o que é o DAS

DAS nada mais é do que a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Ou seja, ele é imposto que é cobrado de empresas que funcionam sob o regime do Simples Nacional. Ele é cobrado todos os meses, no dia 20 de cada mês, e não tem uma alíquota fixa. Isso porque o seu valor vai variar entre 6% e 17,42% sobre o faturamento da empresa em questão.

Um imposto bastante interessante, o DAS foi criado para facilitar a vida de empresas do Simples Nacional. Isso porque ele reúne em um só documento o pagamento de diversos impostos que são devidos para as empresas. São eles o ISS, CPP, COFINS, CSLL, IRPJ e PIS/Pasep.

Vale ressaltar que, caso a sua empresa por algum motivo não tenha tido nenhum faturamento durante o mês, você não vai precisar pagar nenhum imposto. Agora que você já sabe o que é e para que serve o DAS, não deixe de pagar o seu imposto em dia e programe em sua empresa o pagamento da taxa todo dia 20 do mês.

Afinal de contas, estar em dia com o pagamento de impostos de sua empresa é essencial para que esta se mantenha no mercado e não se veja obrigada a fechar por quaisquer motivos que sejam. Dessa forma, coloque o DAS no seu calendário e não deixe de pagá-lo sempre em dia, já que ele é uma facilidade feita para você.