O imposto de renda é o imposto em que cada pessoa, jurídica ou física é obrigada a pagar. O cálculo desse imposto se baseia em uma porcentagem da sua renda total sendo entregue ao governo regional ou nacional. Essa porcentagem responde à uma tabela pré-determinada produzida por órgãos de fiscalização.

Esse imposto tem como princípio a generalidade, implicando que qualquer pessoa que possua renda tributável seja taxada; a universalidade, onde ela atinge qualquer bem tributável e a progressividade, onde aqueles que possuem renda maior terão uma maior porcentagem na cobrança.

Nesse ponto a declaração de imposto de renda, atua para redistribuir a renda para as classes mais baixas. Sendo considerado o imposto que melhor cumpre sua tarefa ao gerar recursos para o governo e redistribuição de renda.

No Brasil foi implantado nos meados de 1922, variando na porcentagem de 8 a 20%, sendo os de maior renda aqueles que pagam o maior imposto. Inicialmente o ministério da fazenda era responsável pela fiscalização das declarações, mas em 1968 foi criado a Secretaria da Receita-Federal, que veio assumir essa responsabilidade.

Declarando o imposto de renda

Quando se declara o imposto de renda, tem que se ter noção de quais dados marcarem. Como qual sua ocupação, seu rendimento anual, impostos pagos como o INSS, 13º salário, entre outros.

Todos eles devem ser declarados, até mesmo dados de pensão alimentícia quase tenha pagado. Cada valor será computado, e logo depois taxado.

É importante saber que, existem algumas regras que determinam se a pessoa física ou jurídica precisa ou não declarar o imposto de renda. Como, por exemplo, pessoas que não tenham rendimento acima de R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos que superam 40 mil reais, não precisam declarar o imposto de renda.

Porém, caso a soma de todos os bens e direitos que a pessoa física possua, passe os 300 mil reais, ele terá que declarar o imposto de renda. Por isso, é sempre importante guardar cada comprovante e nota-fiscal e demonstrativos que comprovem a sua contribuição com o pagamento de impostos em geral.

Deixe que outros façam por você e não perca seu tempo

A declaração do imposto de renda, por exigir muito tempo e atenção acaba sendo uma atividade maçante. Por isso existem escritórios de contabilidade especializados justamente nessa tarefa. Já que o menor erro na declaração do imposto pode indicar problemas futuros, como por exemplo, uma multa de até 75% dobre o valor mais juros.

A Contabilidade Oliveira & Fonseca atua na área há mais de 10 anos, servindo como na área de assessoria para serviços de contabilidade, como a declaração de imposto de renda. Localizada em Santo André, ela presta serviços por todo o Grande ABC, atendendo clientes em São Caetano do Sul, Diadema e São Bernardo do campo.

Se mantendo sempre atualizada em questão às mudanças de exigências da secretária da receita-federal, ela pode lhe poupar o tempo ao declarar o seu imposto de renda com maestria e velocidade. Garantindo que não pague nenhum valor indevido e que não tenha nenhum problema com multas, por ter esquecido de declarar algum item.