Abra sua empresa hoje mesmo conosco! Entre em contato! +55 (11) 4901-4316|contato@oliveiraefonseca.com.br

A importância da contabilidade gerencial nas tomadas de decisões da empresa

/, Contabilidade/A importância da contabilidade gerencial nas tomadas de decisões da empresa

A importância da contabilidade gerencial nas tomadas de decisões da empresa

Antecipar o futuro seguindo o caminho certo e desviar dos erros. Pode parecer absurdo e utópico, mas não é. No meio empresarial esse quadro é possível através de uma boa assessoria contábil. Rentabilidade, riscos e lucro fazem parte da rotina desses profissionais, que auxiliam os administradores na tomada de decisões por meio de seu conhecimento da área.

Para o contabilista está claro, mas fazer com que o cliente entenda a indispensabilidade de seu trabalho é bem difícil – pois a grande maioria ainda acredita que soluções caseiras como planilhas do Excel resolvem a situação. Aqui listamos alguns aspectos que indicam a importância da contabilidade gerencial na tomada de decisões das empresas. Confira:

Números que alicerçam os caminhos da empresa

Usados para determinar o melhor tipo de investimentos, produtos e serviços que geram lucros e prejuízo. A contabilidade gerencial tem como princípio a contabilidade societária (uma espécie de prestação de contas interna, para os administradores ou proprietários da empresa, e externa, atribuída aos fornecedores, bancos, funcionários, etc.). Nasceu nos anos 80 nos Estados Unidos e teve uma alteração em sua essência quando softwares iniciaram a implantação de melhorias de qualidade para ampliar o lucro da empresa.

Vantagens diretas para a empresa

Dispor de todas as informações gerenciais existentes em um clique em uma espécie de banco de dados seria ideal para qualquer gestor. E a contabilidade gerencial pode proporcionar isso com o propósito de contribuir com a empresa para que tenha vantagem competitiva e crescimento contínuo. Reconhecer, determinar e reduzir custos operacionais são práticas que auxiliam na tomada de decisão fundamentada nessas informações e tem ligação direta com planejamento e controle, igualmente com a maneira de administrar inúmeras áreas empregando melhor os recursos da empresa.

De que maneira as informações podem ser organizadas

As informações contábeis são a alma da empresa na tomada de decisões. Todavia, para que funcionem apropriadamente, e necessário que estejam organizadas de maneira eficiente, ainda mais levando em conta a grande quantidade delas. Para gerenciá-las é necessário um bom sistema que compreenda todas as informações de forma estratégica. Quando isso é feito, gera um impacto direto em custos operacionais, produtividade, rapidez na comunicação e, é claro, na própria tomada de decisões.

Diferencial competitivo

A contabilidade gerencial deixou de ser supérflua para virar um diferencial competitivo. Dispor da informação certa na hora certa é estar um passo à frente da concorrência. Sem um software que organize todas as informações, a tarefa se torna mais difícil, bem como a falta de um olhar minucioso para a seleção dessas informações se torna crítico para qualquer negócio, para empresas de qualquer porte. Além disso, as contínuas mudanças na legislação e impostos justificam um profissional contábil por perto, possibilitando que a empresa foque em auferir receitas.

Agrupar informações qualitativas e quantitativas requer técnica especializada que só a contabilidade gerencial pode oferecer de forma correta. Softwares de gestão contábil apropriados também fazem parte desse cenário, uma vez que organizam os dados de forma eficiente e administram maior quantidade de dados, com mais segurança.

By |2018-12-01T19:28:02+00:00dezembro 1st, 2018|Assessoria, Contabilidade|0 Comments

Leave A Comment