Criado em 20 de junho de 1952, pela Lei nº 1.628 durante o segundo governo Getúlio Vargas (1951-1954), o BNDES é hoje um dos principais parceiros econômicos para fomento da indústria

Antes de elencarmos algumas das linhas de ação do BNDES, é necessário explicarmos precisamente o que é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para assim deixarmos claro o quão importante ele poderá ser para você e sua empresa.

Trata-se de um órgão público federal cuja atuação está atrelada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e sua principal função é a de promover a celeridade no desenvolvimento de atividades econômicas nas mais diversas áreas da economia. Sendo assim, conseguimos afirmar que o BNDES age através de ações direcionadas, que vão desde possibilitar o crescimento de empresas atuantes na área de infraestrutura até as ações direcionadas que visam apoiar o comércio e empreendedores individuais.

Entretanto, embora se apresente como um banco, o BNDES tem como principal característica o viés de uma financiadora, porém com uma série de ressalvas e adendos específicos ao órgão, ou seja, as empresas podem solicitar junto ao BNDES determinado valor, a ser pago a prazo, assim como aconteceria em outras instituições financeiras, porém tal financiamento deverá ser utilizado para uma finalidade determinada.

Dentre estas finalidades especificas, podem estar contempladas ações que vão desde a compra de maquinário industrial, abertura da atuação no mercado exterior, avanço ou expansão estrutural, atualização e modernização do negócio, idealização e lançamento de produtos, entre outras.

E por não se tratar de um empréstimo, onde o recurso pode ser destinado a critério do solicitante, e talvez assim não criar o impacto de desenvolvimento esperado, as finalidades específicas determinadas pelo BNDES demonstram a clara intenção do banco em priorizar e favorecer o desenvolvimento, e para ser atrativo aos empreendedores e com isso tentar garantir o desenvolvimento econômico e social do país, suas condições são melhores do que as comumente encontradas em instituições financeiras privadas.

Outra linha de atuação pertinente ao BNDES é a possibilidade de o banco contrair para si títulos de dívidas ativas de empresas privadas, com o intuito de ajudar tais empresas que estejam em situação de risco a obter recursos e capital para cumprir assim com suas obrigações, neste caso o BNDES torna-se um investidor nestas empresas.

Na eventualidade do caso acima ser desencadeado por conta de uma crise econômica, o BNDES tem por concepção ser a principal ferramenta para manutenção da indústria e agente fundamental para a recuperação econômica.

Conhecido o conceito e a função essencial do BNDES, e apresentadas algumas de suas principais linhas de atuação, conseguimos mensurar a importância deste órgão público e assim determinar seu papel preponderante no que diz respeito ao estímulo à economia e incentivo ao desenvolvimento e fortalecimento da indústria nacional.

Em suma, empresas e empreendedores individuais devem enxergar no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social um parceiro, capacitado e interessado no crescimento e sucesso de seus negócios.