O plano contábil de uma empresa é fundamental para estabelecer e controlar o sistema de contabilidade da organização, que também é determinante para garantir e acompanhar os resultados e a continuidade das atividades da empresa.

Muitas pessoas ainda acreditam que o plano de contas se resume a uma lista de informações contábeis referentes à empresa. Contudo, o plano contábil é, na verdade, uma estrutura muito mais completa do que isso, que reúne informações contábeis, financeiras, econômicas, jurídicas e tributárias que dizem respeito ao presente, passado e futuro da organização.

Além disso, as informações, dados e fatos que compõe o plano contábil devem estar alinhados com os resultados da organização, assim como os objetivos, missão, visão e valores.

Algumas empresas não consideram todos os fatos e informações importantes e pertinentes às suas atividades, o que resulta, por exemplo, em uma demanda elevada da procura de serviços de assessoria e contabilidade no ABC.

A Oliveira & Fonseca Assessoria Contábil é uma empresa que conta com diversos profissionais experientes em contabilidade em Santo André e que possui capacidade e habilidade para atender as demais cidades do ABC também.

O primeiro passo para garantir o sistema de contabilidade robusto e confiável para a sua empresa é estabelecendo um plano contábil detalhado e coerente com as atividades da organização. A Oliveira & Fonseca, por exemplo, pode ajudar bastante nesse processo de entendimento, estruturação e controle de serviços de contabilidade em São Bernardo do Campo e região.

O que é um plano contábil?

O plano de contas começa com uma lista das contas e compromissos financeiros que foram assumidos pela organização e que a empresa tenha, previamente, identificado que contribuem, de alguma forma, com as operações de sua contabilidade em geral.

É também no plano de contas que a empresa pode identificar e separar suas receitas, custos, despesas, perdas, ativos, investimentos, passivos, tributos, impostos e toda a movimentação de recurso financeiro e contábil que podem influenciar e impactar a continuidade das atividades da empresa em determinados momentos.

A principal finalidade do plano de contas é compor um mapa dos compromissos financeiros e contábeis da empresa e organizá-los de forma que, em momento algum, os responsáveis por tais compromissos se esqueçam ou cometam qualquer decisão equivocada que possa impactar as finanças e a contabilidade da organização.

A Oliveira & Fonseca Assessoria Contábil conta com especialistas em contabilidade em São Caetano do Sul e em todo o ABC que estão plenamente habilitados e capacitados para orientar os gestores na tomada de decisão baseada no plano de contas e nos impactos contábeis e financeiros que tiverem sido identificados.

Como fazer um plano de contas adequado à empresa?

Para garantir que todas as informações contábeis e as estruturas do plano de contas estarão devidamente organizadas, seguindo as normas e regras de contabilidade, é recomendado que procure pela consultoria e assessoria de profissionais habilitados e capacitados, tais como os especialistas em contabilidade no ABC da Oliveira & Fonseca Assessoria Contábil.

No plano contábil deve constar, praticamente, as mesmas informações que irão compor o fluxo de caixa, os Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial (BP) da organização. Ou seja:

  • Contas referentes ao Balanço Patrimonial: ativos (circulante e não circulante), passivos (circulante e não circulante) e patrimônio líquido (acionistas);
  • Contas referentes à Demonstração dos Resultados do Exercício: receitas operacionais (geradas pela atividade direta da empresa), despesas operacionais (referentes aos custos de operação para a receita operacional do exercício), assim como as despesas e receitas não operacionais (impostos, custos fixos, tributos, entre outros).

É recomendado também que cada um desses grupos de contas seja ainda subdividido de acordo com os setores e atividades da organização. Por exemplo, deve-se separar as receitas geradas de vendas online e as receitas geradas em vendas diretas.

Da mesma forma, aconselha-se que sejam separadas as despesas geradas, por exemplo, pelo aluguel de depósitos das despesas geradas pelo aluguel de maquinários.

Essas divisões, muitas vezes, são ignoradas e agrupadas com o objetivo de tornar o plano de contas mais visual e “limpo”. Contudo, quando agrupadas, as contas podem esconder alguns detalhes importantes para a tomada de decisão dos gestores e alta administração. O ato de separá-las da forma mais detalhada, até o limite de capacidade da administração, é para ajudar a compor de forma mais assertiva o plano de decisões, principalmente, relacionadas à contabilidade da empresa.

Vantagens do plano de contas

Conforme já descrito anteriormente, a principal vantagem e finalidade de se estruturar de forma detalhada e precisa o plano contábil da organização é promover um mapa que irá auxiliar a tomada de decisão dos gestores e alta administração da organização em relação ao sistema de contabilidade da mesma.

Outra grande vantagem que pode ser identificada a partir das informações geradas por um bom plano de contas é a antecipação de problemas e suas soluções. Uma vez que o plano de contas mostra de forma detalhada o atual cenário contábil da organização, é possível prever de forma tempestiva os possíveis próximos passos e metas.

Com o plano de contas bem a estruturado e as decisões sendo tomadas de forma adequada e alinhada com os objetivos da empresa, é possível ter mais confiabilidade sobre a saúde financeira da organização e promover investimentos adequados, aproveitando as oportunidades de mercado e afastando a empresa de cenários de crise no mercado, fazendo com que a mesma esteja mais preparada para tais momentos.

Conclusão

O plano de contas é muito mais do que um simples documento que lista as contas e compromissos financeiros da empresa. Tão importante quanto estruturar, manter e controlar as informações que compõem o plano de contas é entender do que se trata, para que serve e qual a verdadeira importância e vantagem de manter um sistema de contabilidade confiável.

Os profissionais da Oliveira & Fonseca Assessoria Contábil estão plenamente capacitados para atender, entender e ajudar as empresas com seus serviços de contabilidade em Santo André, onde está localizado o seu escritório principal.

Vale ressaltar que a empresa também oferece serviços de contabilidade em São Bernardo do Campo com a mesma qualidade e responsabilidade dos serviços de contabilidade em São Caetano do Sul.