Principalmente no último ano, o Brasil tem passado por um momento complicado. Afinal de contas, com a grande instabilidade política que o país tem vivido e com um governo interrompido por processo de impeachment e a ascensão do vice-presidente, a verdade é que uma série de mudanças que ninguém está entendendo muito bem estão sendo discutidas.
Dessa forma, a verdade é que grande parte da população não faz ideia do que está acontecendo dentro do Senado principalmente pela falta de explicação por parte dos governantes e pela enorme agilidade das mudanças que têm acontecido, de forma que fica até difícil de acompanhar todo o processo.
Dentro desse contexto, uma reforma prevista que está dando o que falar principalmente porque as pessoas não sabem se e como serão afetadas é a da previdência social. Isso porque o presidente está há tempos tentando aprovar uma lei que vai mudar as regras da previdência social e que promete afetar a vida de muita gente.
E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar para você exatamente o que vai mudar com a nova lei da previdência.
Tudo para que você saiba se você realmente vai ou não ser afetado por ela e, caso seja afetado, como isso vai mudar a sua futura aposentadoria. Tudo para que, caso ela realmente seja aprovada, você já esteja preparado para o que vai vir aí pela frente.
Entenda o que vai mudar e acontecer com a nova lei da previdência
Quando falamos sobre a reforma da previdência, que teoricamente tem como objetivo equilibrar as finanças do país, a verdade é que a primeira coisa que você deve fazer é saber quem vai ser afetado ou não. Sendo assim, a verdade é que todos os trabalhadores hoje ativos do Brasil vão ser afetados pela nova lei, de forma que homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos vão ser afetados integralmente pelas novas regras.
Aqueles com mais de 50 anos vão ser contemplados em condições especiais e já aposentados vão ficar isentos da nova lei. Dessa forma, a primeira coisa que muda é a idade mínima para a aposentadoria, que vai passar a ser de 65 anos para todo mundo. Além disso, o tempo de contribuição mínimo vai deixar de ser de 15 anos para 25 anos.
Dessa forma, é facilmente perceptível que as pessoas vão levar consideravelmente mais tempo para se aposentar, de maneira que muitos simplesmente nunca vão nem chegar a ver a aposentadoria. Para efeito de exemplo, hoje não há idade mínima para aposentadoria, só é preciso que a soma entre idade e tempo de contribuição seja de 85 para as mulheres e de 95 para homens, tendo 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens para conseguir receber o teto máximo de aposentadoria.
As mudanças não têm agradado a muita gente e ainda vão dar o que falar antes de serem aprovadas. De qualquer jeito, hoje o que é possível é esperar para ver se a aprovação vai realmente chegar ou não e se preparar para os seus impactos nas futuras aposentadorias.
Deixar um comentário