Pra que serve o Balanço Patrimonial para a sua empresa?

Ele é uma demonstração contábil para empresas. Esse documento apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa sobre um período determinado (normalmente anual).

Ele é uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira da empresa, já que leva em conta não apenas o caixa, mas também propriedades, dívidas e pagamentos a receber.

Apesar do fluxo de caixa ser essencial, ela é apenas uma pequena parte do balanço patrimonial, que dá uma visão bem mais completa para a análise do resultado econômico do seu negócio.

É através do balanço patrimonial, que podemos ver os bens, valores a receber e valores a pagar naquela data determinada. Sendo assim, ele se divide em duas partes:

  • ativo: bens e direitos, como ativo circulante, disponibilidades, estoques, créditos, despesas de exercício seguinte, investimentos, entre outros.
  • passivo: obrigações, como passivo circulante e obrigações de curto prazo, além do patrimônio líquido, que divide-se em capital, reserva e ajustes de avaliação patrimonial.

Se a utilidade do balanço não foi o suficiente para te fazer leva-lo mais a sério e utilizá-lo como ferramenta de análise, é legal lembrar que esse é um documento obrigatório para qualquer tipo de empresa no Brasil (menos MEI).

O único tipo de profissional que pode fazer um balanço patrimonial é um contador (com um CRC válido) e deve ser feito pelo menos anualmente (mas o controle é mensal com os balancetes).

Por isso, você, como empresário, precisa cobrar do seu contador não só a confecção do balanço patrimonial, como a qualidade dele, garantindo assim uma boa ferramenta de análise do seu negócio.

Os elementos do balanço patrimonial são o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido. Os 3 obedecem essa fórmula:

Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido

O objetivo da análise do Balanço Patrimonial é ver o resultado econômico da empresa, de fato enxergar como ela está das pernas naquela determinada data.

O Balanço é indispensável para a contabilidade, já que é por meio dele que se pode aferir a qualidade e quantidade do patrimônio da empresa em questão. Ele tem importância para as empresas de todos os segmentos, independente da sua forma de tributação.

Porém, para ter esse simples e importante documento em mãos, é preciso fazer um ótimo controle do fluxo de caixa e, claro, ter um contador de qualidade e confiança.