Popularmente abreviado apenas por “RAIS”, trata-se de um conjunto de informações socioeconômicas dispostas em relatório.

Tal documento é solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, portanto, é um relatório obrigatório, segundo o Decreto nº 76.900.

Tendo isso em mente, conheça o guia mais fácil com um passo a passo simples de como fazer este documento e garantir a legalidade da sua empresa/negócio.

Vamos lá?

Passo a passo para Emissão anual de RAIS

É importante ressaltar que todo o processo da RAIS é baseado em gerar, analisar e conferir o documento, seguindo o ano base em questão.

– Saiba se você precisa fazer:

A regra geral é: todos os microempreendedores individuais e empresas de área urbana ou rural devem fazer a entrega.

Mais especificamente, a Portaria nº 31/2018 artigo 2º, define que as empresas a fazer a entrega de RAIS são:

  • Empregadores rurais e/ou urbanos;
  • Todos os autônomos e profissionais liberais que tiveram empregados;
  • Conselhos profissionais;
  • Entidades paraestatais;
  • Cartórios e consórcios de empresas;
  • Condomínios e sociedades civis;
  • Filiais e agência, entre outras.

– Defina o ano-base:

O segundo passo da emissão anual de RAIS se refere a definição do ano base.

Nesse caso, o decreto que torna obrigatório relatório define que toda emissão será referente ao ano anterior completo.

Por exemplo: em 2019, será entregue a RAIS do ano de 2018.

– Faça o download do software:

Para que você consiga preencher o relatório RAIS, é preciso fazer o download do software chamado GDRAIS.

Este download é o que permite que todas as informações necessárias sejam completadas adequadamente bem como a transmissão de dados, ou seja, a entrega do documento seja efetiva.

– Informações sobre a empresa:

Seguindo essa lista, o passo seguinte é começar a separar os documentos.

No primeiro momento, o GDRAIS necessita que você complete as informações acerca da empresa.

Nesse ponto, a emissão anual de RAIS depende de informações específicas, como a razão social da empresa e os parâmetros da inscrição do negócio.

Também é neste campo que você vai informar o número de sócios que exercem alguma atividade na empresa, CNPJ e ano base.

– Informações econômicas:

Logo em seguida, as informações econômicas da RAIS devem ser preenchidas, como o capital social, porte da empresa, natureza jurídica, entre outras.

Antes de fazer o preenchimento dos campos relacionados a informações econômicas, consulte uma contabilidade em São Bernardo do Campo ou mais próxima de você para avaliar e garantir a veracidade dos números.

– Informações do trabalhador:

As informações do trabalhador são referentes a dados como controle de ponto, sistema utilizado e participações da empresa em benefícios, como o PAT, que isenta o imposto em casos de nutrição adequada do trabalhador.

Detalhe: É essencial preencher o campo de porcentagem de acordo com a modalidade, totalizando 100%, de acordo com a distribuição de funcionários.

Uma opção aqui é contatar uma contabilidade em São Caetano do Sul, ou outra, ou conferir os valores avulsos na opção “Arquivo>Tabela”, disponível na plataforma.

Logo depois, você vai preencher outros campos referente aos funcionários, referente a dados pessoais, acidentes, rescisão contratual, afastamento, remuneração e outros.

– Revisão de dados:

Para finalizar, após cumprir com todas as exigências de informações, os campos vão aparecer como assinalados ou não.

Em resumo, o próprio programa de emissão anual de RAIS, a GDRAIS, informa quando há algum erro ou inconsistência de dados.

Em todo caso, a dica é contratar uma contabilidade em Santo André ou contabilidade no ABC antes do preenchimento, evitando erros.

Porém, se ainda tiver erros, confirme todos os dados preenchidos e campos que estiverem em vermelho antes de clicar em “Transmitir”.

Pessoas jurídicas sem funcionários – Emissão Anual de RAIS Negativa

Caso você seja uma pessoa jurídica sem funcionários, o relatório a ser emitido é a RAIS negativa, preenchida na plataforma do Ministério do Trabalho, na opção “Entrega da Declaração”.

Nesse tipo de emissão anual de RAIS, os campos a serem preenchidos por você com a ajuda de uma contabilidade em São Bernardo do Campo ou não incluem:

  • Endereço e dados do estabelecimento;
  • Informações de sindicato;
  • Dados do responsável.

Após a confirmação dos dados e correção, caso necessário, basta clicar na opção de seguir, emitindo a RAIS negativa. 

Informações extras sobre emissão anual de RAIS

Caso você optar por não contratar uma contabilidade São Caetano do Sul e declare a RAIS por conta própria, tenha atenção quanto a:

  • Sempre revise o código da cidade onde está o estabelecimento, no quadro “Endereço”;
  • Importante ter em mãos os dados de quem é o Responsável pelas Declarações da empresa;
  • Em “Encerramento das Atividades”, no quadro de datas, o encerramento deve ficar em branco;
  • Em “Mês de dissídio para a RAIS”, segue o mês de maior volume aplicado para a maior porcentagem de funcionários.

Precisando de uma assessoria contábil? Confira a Oliveira & Fonseca

Todos sabem que procurar uma rede de contadores de confiança não é tão simples e, por isso, nada melhor que conhecer uma contabilidade no ABC que atue em toda a região.

Localizada fisicamente como uma contabilidade em Santo André, a Oliveira & Fonseca, permite o contato através do telefone e e-mail. Ao mesmo tempo que faz orçamentos pelo site oficial.

Dessa maneira, você consegue contatar profissionais que atuam há, no mínimo, dez anos no mercado e que garantem a legalidade do seu negócio.

Além de fazer a emissão anual de RAIS, a contabilidade Oliveira & Fonseca atua em diversas áreas e pode te ajudar a implementar novas medidas, completar e enviar relatórios e até mesmo entender melhor o que pode ser feito.

Então, não perca tempo e não cometa erros. Siga essa dica de assessoria contábil.

Conclusão

Para finalizar, agora você já consegue fazer a emissão anual de RAIS da sua empresa ou pode contatar a Oliveira & Fonseca para contratar um profissional que o ajude nessa etapa.

Assim, você tem a garantir de preencher tudo corretamente, evitar multas e dilemas fiscais e seguir tranquilamente com o seu negócio.

Comenta aqui embaixo o que achou deste conteúdo. Vou adorar saber!

Até o próximo post!