Saiba como estar à frente dos seus concorrentes utilizando uma boa gestão empresarial
Não há nada mais aspiracional do que se diferenciar da concorrência ou, ainda mais, ser capaz de criar barreiras para dificultar a entrada de novos concorrentes no seu mercado de atuação. Por este motivo e por outros mais, a contabilidade deve ter sempre um lugar de destaque na gestão empresarial.
Com uma das cadeias de impostos mais complexa do planeta, o Brasil compromete a competitividade das nossas empresas frente ao mercado internacional. Sendo assim, a contabilidade revela-se ainda mais importante na economia moderna, visto que os recursos são escassos, e o gestor tem optar pelas melhores alternativas dentre as possíveis e, para este discernimento, são necessárias informações contábeis.
A contabilidade gerencial permite aos gestores desenharem cenários futuros promissores, trilhando caminhos legais e suportando decisões de negócios. Dado a complexidade do tema, não é raro nos depararmos com decisões importantes que demoram a ser tomadas por falta de segurança e convicção nas consequências e resultados. Entretanto, a contabilidade ajuda a criar as condições necessárias para que o negócio se sustente e possa alcançar o sucesso.
Identifica-se na atualidade a necessidade de uma mudança na postura das empresas que, ao gerirem os seus negócios e competirem mercado brasileiro, precisam estar em constante transformação, sejam: mudança de parque instalado para outras cidades e/ou estados, terceirização de atividades, reestruturação das atividades produtivas, entre outros. Para isto, análises contábeis e financeiras são imprescindíveis para a correta tomada de decisão.
Possuir serviços de contabilidade bem estruturados facilita a tomada de decisões sobre investimentos, contratação de pessoas, desenvolvimento de novos produtos, migração para novos mercados, campanhas de marketing e outras ações que ajudam a alavancar um negócio. Somente com a contabilidade em dia o empresário será capaz de compreender como cada uma dessas movimentações estratégicas terá impacto sobre as finanças no curto, médio e longo prazo.
A contabilidade gerencial, quando bem estruturada, permite ter todas as informações gerenciais, disponíveis em um clique numa espécie de banco de dados, criando um ambiente ideal para a tomada de decisão. Ainda mais, os controles contábeis, quando encarados como somente uma burocracia necessária, desperdiçam uma imensurável quantidade de informações relevantes e fundamentais para a prosperidade do negócio.
A contabilidade, em especial a contabilidade gerencial, deve estar cada vez mais presente nas decisões e na rotina das empresas. Além disto, o empreendedor deve cobrar de seu contador, cada vez mais participação, assessoria e apoio na administração de seu negócio.
Não há jeito certo de fazer a coisa errada! Assim sendo, o papel da contabilidade na criação de valor do negócio, vai além dos bens tangíveis.
Deixar um comentário