Se você tem o sonho de começar um negócio, sabe que é preciso analisar muito antes de realizar um investimento e começar a empreender. Por isso, é importante definir um bom plano de negócios para MEI.

A sigla em questão significa microempreendedor individual, e corresponde a qualquer pessoa que se legaliza dentro da lei como um pequeno empresário, ou seja, que trabalha por conta.

Para ser um MEI, o empreendedor em questão não pode ter participação em empresas como sócio. Outra exigência é que o negócio do microempreendedor fature até sessenta mil reais por ano.

Quem se torna um microempreendedor individual tem diversos negócios, como o CNPJ, facilidade em abrir contas no banco, pedir empréstimos e emitir notas fiscais. Isso facilita muito a vida de quem tem um pequeno negócio e deseja até mesmo expandir. Com o leque de possibilidades aberto, fica mais fácil criar um plano de negócios para MEI eficaz.

Por isso, se você quer começar a investir seu dinheiro em um negócio, é importante montar um bom planejamento. Esse planejamento inclui exatamente todas as etapas para que você consiga montar uma empresa bem estruturada.

O interessante é que o plano de negócios pode ser um hábito constante para o microempreendedor. Depois da criação da empresa, ele pode definir metas que serão conquistadas através de um planejamento estratégico.

Esse artigo vai te dar algumas dicas de como montar um plano de negócios infalível para você mudar de vida ainda nesse ano.

Dicas para montar um plano de negócios para MEI

#1 Defina o setor em que irá atuar
O primeiro passo é definir qual será o ramo que o seu negócio irá atuar. É importante ser realista com as suas ideias. Aqui, a melhor dica é registrar todas as suas ideias em um caderno ou arquivo no computador.

Pesquise bastante sobre o assunto e pense no que a sua empresa terá de diferente do que já é oferecido no mercado.

#2 Analise a concorrência
Depois que definir qual será a área do seu negócio, é hora de pesquisar com quem a sua microempresa irá competir. É importante que, nessa etapa, você pesquise pequenas empresas (como a sua), médias e até as de grande porte. Qualquer plano de negócios para MEI tem uma análise sobre quem são a concorrência e como eles agem.

Você pode realizar essa pesquisa ao consultar os concorrentes locais, caso seu negócio vá atender apenas a comunidade ao redor. Agora, se você deseja ter um e-commerce ou uma empresa que preste algum tipo de serviço, é importante pesquisar mais a fundo a concorrência.

Analise as ideias que você mais gostou, pense no que você pode fazer diferente e, principalmente, seja racional quanto ao que sua empresa poderá fazer. Essa pesquisa precisa e deve ser escrita em um relatório, junto com o seu plano de negócios para MEI.

#3 Defina quem será o seu cliente
Agora que você já sabe exatamente o que a sua microempresa vai fazer, é hora de definir quem será o seu cliente. Essa etapa é muito importante, pois é através dela que você poderá montar um plano estratégico para manter esse público sempre interessado no seu produto.

Mesmo parecendo algo comum, definir para quem você irá vender seus produtos é uma das etapas essenciais do plano de negócios para MEI.

Ao saber quem são, é importante estudar quais são os hábitos de consumo desse cliente, saber quais são as formas de pagamento mais realizada por eles e, principalmente, qual é a frequência que ele compra aquele tipo de produto.

Essa pesquisa será o guia para você treinar seus colaboradores e até saber estratégias de venda.
Nessa questão, também pense em como serão as formas de pagamento que você irá aceitar. Caso opte pelo cartão, lembre-se que as empresas das famosas maquininhas realizam o pagamento em dia específico. Ou seja, você precisa ter um capital reserva até que esse dinheiro chegue em suas mãos.

#4 Procure bons fornecedores
O fornecedor fará total diferença no resultado final do seu produto. Por isso, é importante que, antes de abrir o seu negócio, você pesquise diversas opções de fornecimento.

Nessa pesquisa, você precisa avaliar friamente os valores, qual será o investimento e qual o comprometimento da empresa em questão. Claro que procurar por produtos mais baratos é uma das estratégias do microempreendedor, mas é preciso ter em mente que a qualidade do produto final não pode ser comprometida por essa economia.

Dentro do plano de negócios para MEI, a garantia de boa qualidade deve ser a prioridade sempre.
Seja realista quanto à quantidade de produtos que você irá comprar, e, se possível, teste os produtos antes de fechar com o fornecedor. Essa técnica fará com que você consiga avaliar a qualidade daquela mercadoria e se ela irá interferir negativamente no seu produto.

Outra dica interessante é procurar clientes que utilizem aquele fornecedor. São essas pessoas que poderão dizer com garantia a qualidade dos produtos e quais são os erros mais comuns que acontecem.
Se quiser, monte uma planilha com todas as opções disponíveis. Essa planilha irá ajudar você a montar um bom plano de negócios para MEI e poderá ser usada a longo prazo.

#5 Defina um plano de investimento
Quando você define ser um microempreendedor, a margem de lucro é algo que precisa ser definido para o início do negócio. Isso porque é preciso saber a média de tempo que levará para você recuperar o dinheiro investido. Só depois disso é que o lucro, de fato, começa.

Ao definir um plano de negócios para MEI, você precisa saber que é necessário diminuir alguns gastos iniciais e começar “de baixo”. Isso significa que o seu negócio poderá ter uma locação mais básica no início, e que talvez o quadro de empregados seja bastante limitado.

Essas limitações e definições de investimento são muito importantes para que você consiga fazer com que sua empresa cresça e torne-se viável financeiramente.

Na internet, você consegue achar alguns planos de negócios para MEI pré-definidos. Você pode usá-los como base, mas é importante que esse documento contenha todas as informações possíveis sobre o seu negócio e até mesmo quais serão suas ações nos próximos meses. Tudo isso para garantir que você seja um microempreendedor de sucesso!