A terceirização, segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2016, foi o caminho mais comum para micros e pequenas empresas na contratação de profissionais da área contábil

Entre todas as áreas possíveis para terceirização (limpeza, manutenção, alimentação, segurança, transporte, etc.), uma das mais comuns e atraentes para as empresas é a terceirização do serviço contábil. Embora muitos empresários entendam e se aventurem na execução dos serviços contábeis de suas empresas, um profissional capacitado na área sempre será necessário, e é neste momento que a terceirização contábil aparece não somente como uma opção, mas como uma solução prática e vantajosa. 


Para que o crescimento e abrangência da terceirização contábil não fique somente como uma questão de opinião, podemos usar como base a quantidade significativa de escritórios de contabilidade existentes hoje no território nacional. No ABC Paulista, região altamente conhecida como uma zona industrial e empresarial por exemplo, existem mais de 400 escritórios de contabilidade somente na cidade de Santo André.


Consultamos alguns destes escritórios e listamos as principais vantagens a empresas que optam pela terceirização contábil, veja a seguir:

– Ao terceirizar a área contábil, a empresa passa a ser assistida por uma equipe especializada nas mais diversas áreas da contabilidade, tendo assim uma maior probabilidade de resolução dos problemas e um ganho concreto ao não desperdiçar recursos com novos gastos tributários;

– Um escritório de contabilidade que atende a vários segmentos empresariais e industriais, adquire com isso uma gama de conhecimento maior e mais variada, tornando-se assim mais assertivo, ágil e eficaz na execução diária;
– Empresas de pequeno e médio porte não são capazes de criar uma equipe multidisciplinar na área contábil, pois o alto custo destes profissionais deixaria o departamento extremamente oneroso, sendo assim, a terceirização traz as vantagens já citadas acima;

– As inquietações das leis trabalhistas e os encargos trabalhistas serão responsabilidades das quais a empresa terceirizada ficará a cargo; 

– Para melhor atender a demanda, hoje em dia os escritórios de contabilidade têm investido alto em suporte tecnológico, sistemas e programas, além de equipamentos capazes de entregar serviços com extrema rapidez e qualidade;

– Optando pela terceirização contábil os empresários podem focar em áreas mais inerentes a sua posição e assim ajudar a alavancar o crescimento da sua empresa.


Agora que já conhecemos algumas das vantagens ao optar-se pela terceirização contábil, precisamos entender o que é necessário para escolher bem o escritório de contabilidade a contratar, pois o mesmo será parte importante da gestão da sua empresa. Veja abaixo os cinco principais cuidados que você empresário deve tomar para garantir uma parceria de sucesso. 


1- Busque somente escritórios que tenham profissionais cadastrados junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para que o escritório tenha legalidade em todas as atividades desenvolvidas e executadas para sua empresa.

2- Pesquise avaliações e nomes de outras empresas que são atendidas pelo escritório pretendido, assim você será capaz de avaliar se o escritório tem capacidade de atender suas demandas e a qualidade do serviço prestado.

3- Embora seja responsabilidade da empresa o arquivamento de seus documentos fiscais, cabe ao escritório contábil a orientação sobre o arquivamento de documentos, indicando quais devem ser arquivados e por qual período devem ser mantidos.

4- Após a terceirização contábil, é necessário que a comunicação seja ágil e eficaz, pois nesta área impreterivelmente cumprir prazos para emissão de guias e pagamentos são essenciais, por este motivo garanta que todos os canais de comunicação entre a sua empresa e o escritório contábil estejam sempre funcionando bem.

5- Certifique-se de que o escritório contábil cumpra com suas obrigações fiscais, como
emitir nota fiscal pelos serviços prestados a sua empresa por exemplo. Conhecendo as vantagens da terceirização e apresentando os devidos cuidados para a escolha do escritório contábil adequado, podemos concluir que a relação estabelecida é a chamada relação de ganho-ganho, onde as empresas só tendem a crescer, pois a gestão fiscal terceirizada lhe permitirá focar em melhorias de seus sistemas de produção, distribuição, relacionamento com clientes e demais fatores que agregarão valor a ela, enquanto o escritório contábil estará adquirindo experiência e consolidando uma posição no mercado, que possibilitará que ele seja parceiro de outras empresas.