O conceito de e-commerce pode ser aplicado a qualquer segmento profissional que opere dentro do ambiente virtual, englobando também o oferecimento e comercialização de serviços.

Atualmente o ambiente virtual tem alcançado números cada vez maiores de entusiastas que arriscam empreender de forma mais dinâmica e com um baixo-custo em comparação aos comércios formalmente conhecidos. Porém, é necessário conhecer alguns pontos importantes que ajudarão a determinar se a escolha por um e-commerce é um caminho que você deseja trilhar. Elencamos a seguir alguns fatores importantes que podem auxiliar no processo de tomada de decisão, veja:

– Pesquise o e-commerce pretendido e conheça e/ou simule os mais diversos cenários possíveis;

– Projete o crescimento do e-commerce pretendido e a maneira como poderá atender tal expansão;

– Pesquise e escolha cuidadosamente qual segmento melhor se encaixa a sua personalidade e atingirá suas expectativas a longo prazo;

– Tenha o máximo de conhecimento e domínio possível da tecnologia aplicada as execuções diárias do e-commerce pretendido;

– Norteie e experimente sua estratégia de marketing afim de agregar valor à marca e projetar visibilidade ao e-commerce pretendido.

Outro ponto, sendo este um dos mais importantes a ser observado, é a obrigação de tratar uma loja virtual da mesma forma como trataria uma loja física, e para tal é necessário na maioria dos casos a busca por uma orientação profissional e especializada, sendo esta ajuda a base de apoio que amparará e garantirá a legalidade e a estruturação de seu negócio na internet.

Por esse motivo, criamos uma segunda lista para você que já se decidiu por um e-commerce conhecer as regras básicas e indispensáveis que garantirão a legalidade e a saúde financeira do seu negócio virtual, veja a seguir:

– Pesquise e opte pelo regime tributário adequado;

A escolha do regime tributário deve estar em concordância com o planejamento tributário, seja pelo fato de existirem regimes que não são vantajosos para todos os tipos de negócios ou devido ao crescimento do faturamento superar o regime tributário escolhido inicialmente e se tornar custoso e com isso inadequado, por esta razão específica.

– Conheça os impostos que serão recolhidos;

Os tributos recolhidos por uma empresa virtual são os mesmos de uma empresa física, entretanto a um diferencial na arrecadação do ICMS dos comércios eletrônicos, pois no caso de vendas interestaduais a taxação é diferenciada.

– Execute um planejamento contábil correto e aceitável;

Um bom planejamento contábil é peça-chave em termos de gestão, inclusive no comércio eletrônico, sendo ele uma importante ferramenta para direcionar ações e estratégias que podem garantir a longevidade e o sucesso da empresa. A contabilidade é capaz de apresentar dados que comprovem a rentabilidade do negócio e mensurem se os lucros estão atingindo os níveis desejados, ou ainda se a empresa está seguindo as normas do regime tributário escolhido.

– Estabeleça uma rotina diária de relatórios;

A análise dos dados gerais de seu e-commerce ajudará a manter o controle e o direcionamento exato ao que é necessário modificar para o alcance das metas e retorno pretendido.

Apresentados e entendidos os pontos destacados, ressaltamos mais uma vez a importância de se buscar profissionais especializados, para com isso iniciar seu empreendimento de forma adequada, garantindo um bom posicionamento no mercado e credibilidade a sua marca.