A obrigatoriedade contábil nas empresas está prevista no artigo 1.179 da Lei nº 10.406, datada de 10 de janeiro de 2002, no novo Código Civil brasileiro

Com intuito de padronizar o sistema contábil e melhorar as Normas Brasileiras de Contabilidade, a obrigatoriedade da contabilidade a todas as empresas, independentemente de seu porte e ramo de atuação, foi bem recebida pelo empresariado brasileiro que entendia a necessidade de através de um sistema contábil mais eficaz, proteger seus bens e operações financeiras com maiores garantias.

Devido ao aumento das questões trabalhistas e societárias, o risco de quebrar para muitas empresas que não tinham acesso as devidas orientações propostas pela contabilidade era relativamente grande, sendo assim, tal regulamentação é justificada, por conseguir demonstrar sua valia. Embora hoje, a contabilidade seja apresentada como uma obrigação, ela apresenta uma série de benefícios, veja abaixo os principais deles.

  • Legaliza e realiza de forma padronizada as obrigações da sua empresa, dentre elas o balanço patrimonial (registro detalhado dos ativos e passivos da empresa), o livro diário (registro de todas as operações financeiras da empresa ao longo do ano), a escrituração contábil regular (registro da prestação de contas, resultado e balanço e todas as demais demonstrações contábeis da empresa).
  • Através do registro contábil, a contabilidade atende as normas do novo Código Civil, e atua de forma determinante para preservar e controlar o patrimônio da empresa, e com isso constrói dados relevantes sobre o desenvolvimento financeiro da empresa, e através destes dados direcionar de forma adequada e planejada os futuros investimentos.
  • Proporciona uma melhor gestão, permitindo ao gestor um maior conhecimento e controle com maior exatidão sobre as finanças da empresa, sendo este um dos aspectos mais necessários e importantes para a saúde financeira da empresa, além de possibilitar de forma mais clara o planejamento tributário, ajudando assim todas as empresas a defender, preservar e controlar seu patrimônio.
  • Diminui os riscos e minimiza os pontos fracos da empresa, orientando-as quando necessário a cumprir suas obrigações trabalhistas, promovendo soluções a dissidências societárias, etc.

Sendo assim, quando bem elaborada, a contabilidade oferece condições e informações as empresas para tomada de decisão que terão impacto em seu andamento fiscal e financeiro, permitindo a essas empresas projetar futuros investimentos e estudar medidas para redução de seus custos fixos e demais gastos gerenciais.

Portanto, a contabilidade, deve ser notada como algo além de somente mais uma obrigação, e sim como um ponto essencial a administração eficaz e segura para empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atuação, tendo em vista que tal levantamento de dados, registro de informações e todos os dados pertinentes e exigidos por lei, possibilita as empresas uma melhor gestão e impede que desacertos comuns coloquem em risco todo o patrimônio adquirido.